História

O BAIRRO, O ARMAZÉM, A TRADIÇÃO

Lo De Silverio

História

DESDE 1903

Saiba como nasceram o bairro e o armazém, para assim descobrir a antiga tradição de Lo de Silverio. Tão distante no tempo, que aquele armazém outrora visitado por crianças vestindo o branco uniforme escolar, décadas depois, foi visitado por elas já adultas, com brancos cabelos, e acompanhados de seus próprios filhos.

O BAIRRO MIRAMAR

Estava localizado nas proximidades do casarão de campo Villa Dolores, construído em 1890 para o descanso do casal Rossell y Ruis-Pereira, que morava na Ciudad Vieja. O suntuoso detalhe de que o casarão tivesse seu próprio zoológico particular levou a que também a área passasse a ser chamada de Villa Dolores.

A atual área do Parque Batlle, onde hoje se encontra o Hospital Pereira Rossell, naquela época era povoada por uma fauna autóctone composta por lebres, coelhos, perdizes, rãs e pássaros. Decorava o local uma flora nativa que, numa densa floresta, abrigava cina-cinas, agaves e funchos que alimentavam os coelhos.

Nesse território de chácaras, sítios, charqueadas e criadouros de aves e porcos, os pântanos podiam chegar a ser perigosos para povoadores e animais. Hortaliças, frutas e animais eram o sustento de vários moradores.

A história de Lo de Silverio começou em 1901, quando um lote de terrenos foi vendido pelo leiloeiro Francisco Piria. Localizava-se em um setor descampado, apenas povoado por algumas casinholas, a maioria feitas com placas de zinco, e dali era possível enxergar a praia Pocitos. A área foi chamada de Miramar.

O ARMAZÉM

Em 1903 abriu suas portas o primeiro armazém do bairro, o Almacén Miramar, localizado em um terreno adquirido pelo seu Silvério Novelli, na atual esquina formada pelas ruas Alejo Rosell y Rius e a 4 de Julio. Essa esquina não só era ligada pelos povoadores ao seu Silvério, mas também ao Club Sportivo Miramar, criado entre 1912 e 1913 e batizado em homenagem ao armazém frequentado pelos seus fundadores. Foi inaugurado oficialmente em 1915, no âmbito da sua incorporação à Asociación Uruguaya de Fútbol.

Com o passar do tempo, esse armazém iria mudando sua fisionomia, seus produtos e sua proposta, até se tornar Lo de Silverio, que conserva o espírito de aquele armazém ao continuar sendo um ponto de encontro e lar da tradição local.